quinta-feira, 2 de junho de 2011

A castanha na alimentação

A alimentação das populações resulta de factores de ordem natural e cultural. Os produtos disponíveis para a alimentação são influenciados pelas matérias-primas que se produzem na região, sendo resultado das características do solo e do clima.
O modo de consumir as castanhas foi evoluindo ao longo do tempo. Na pré-História seriam ingeridas cruas, mais tarde são conhecidos os pães de castanha ou pão dos bosques e pratos à base de castanha.




Castanha Crua


Com a chegada do Outono os ouriços abrem e as castanhas começam a cair, a época de colheita deste fruto varia entre Setembro e fins de Novembro.
A castanha requer lugares frescos, secos e bem ventilados. Antigamente enterravam-se as castanhas em covas, que eram cobertas por terra.
As castanhas cruas são, também, matéria-prima para as múltiplas formas de processamento, nomeadamente purés, farinha, conservas…
O valor nutricional das castanhas cruas é diferente das castanhas cozinhadas. No caso das vitaminas, a sua concentração máxima é encontrada nas castanhas cruas, atingindo o valor mais elevado na altura da colheita.




Castanha Assada


Há mais de mil anos que as castanhas também se consomem assadas, sendo um alimento de eleição dos produtores e lenhadores.
A castanha assada apresenta diferentes formas de se preparar, embora o resultado final seja semelhante. São indispensáveis boas brasas, o golpe na castanha, para não rebentar, podendo ser assadas directamente em fogueiras realizadas ao ar livre, no chão da lareira, em assadores colocados por cima de brasas ou no forno.
Castanha Cozida
As castanhas cozidas podem ser comidas de imediato ou então utilizadas na confecção de outros pratos (caldos, sopas, purés, doçaria e acompanhamento de pratos de carne e de peixe). São sempre previamente lavadas e golpeadas, colocadas a cozer em água com sal, e, normalmente, com ervas doces. Devem ser descascadas logo após a cozedura.




Castanha Pilada


A forma mais tradicional de conservar as castanhas era submetê-las à secagem em caniços sobre a lareira, o tempo médio de secagem era de 8 dias. Depois de secas, as castanhas eram piladas em cestos altos e arredondados. A seguir fazia-se a limpeza das castanhas.
As castanhas piladas eram conservadas até Abril ou Maio em caixas de madeira, nas quais se estendia previamente um plano de linho. Das castanhas piladas também se fazia farinha de castanha para a confecção de produtos alimentares tradicionais.




Farinha de Castanha


A farinha de castanha, fina e branca, com pontos acastanhados, era obtida nos moinhos tradicionais a partir de frutos bem conservados. Com a farinha de castanha, muitas vezes misturada com a de cereais, fazia-se pão cozido no forno a lenha, sobre folhas de castanheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário