quinta-feira, 2 de junho de 2011

Características gerais do castanheiro


O Castanheiro (Castanea sativa Miller) é uma angiospérmica dicotiledónea e da mesma família dos carvalhos (Fagáceas). É uma árvore de grandes dimensões, que pode atingir 45 m de altura e uma copa de 20 a 30 m de diâmetro. De folha caduca, nos primeiros anos (10, 15 anos) apresenta um tronco liso, sendo que, com o envelhecimento a casca fendilha, acabando por parecer estar torcido. Cresce rapidamente, mas a partir dos 60 anos o seu crescimento é muito mais lento. Pode viver mais de 1500 anos.
As folhas, que podem atingir 20 cm de comprimento e mais de 5 cm de largura, são em forma de lança e serradas, estando dispostas alternadamente sobre os ramos.
O desenvolvimento dos frutos (normalmente 3 castanhas) dá-se no interior dos conhecidos ouriços. A partir do início de Outubro os ouriços abrem e libertam as castanhas que caem no chão.
O Castanheiro prefere solos húmidos e bem drenados, ácidos e ricos em húmus. Os solos mais indicados são os profundos e os permeáveis, resultantes da decomposição do xisto e do granito.
Esta árvore adapta-se bem a diversos tipos de clima e altitude, podendo ocorrer até 1000 m (por vezes mais), mas prefere climas húmidos e suaves, sem temperaturas abaixo dos - 15ºC, tolerando no entanto, alguma secura.
O castanheiro é explorado essencialmente para fins culinários mas, adquire também interesse, para as populações, pela qualidade da madeira, que tem diversas aplicações: cestaria, tonéis, mobiliário, na construção para soalhos, portas e revestimentos.